quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quando opinião vira monumento [Cazzo Fontoura]


Tal qual o João Batista, que obsessivamente avisava da chegada do messias, Nelson Rodrigues – este, sim, uma assumida flor de obsessão – passou anos a dizer e enfatizou em muitas de suas crônicas o que, até então, ninguém percebia: a ascensão dos idiotas no mundo. João, subversivo, batizava as pessoas, preparando-as para a vinda do cristo, a contragosto da igreja judaica, que o considerava apenas mais um louco na plebe. Nelson, o mais doce dos nossos reacionários, dizia o óbvio, embora, como ele mesmo proclamava, “somente os profetas enxergam o óbvio”. 

Já em sua época, este emblemático torcedor do Fluminense observava nas entrelinhas o encaminhamento da humanidade: o jornalismo superficial e pouco criativo, a brutalidade das relações amorosas, a vibração das massas diante de um idiota no palanque. Estas três observações do Nelson Rodrigues estão alicerçadas, hoje, no mundo virtual: noticiário, rápido e rasteiro, que desconhece profundidade; lugar-comum ora para o sexo idealizado ora para a grosseria deste mesmo tipo de relação; e espaço convulsivamente democrático para o registro eternizado das opiniões. A internet é o mais moderno e eficiente palanque da idiotice.  

Mas não devemos esquecer que o que chamamos de mundo virtual é mero reflexo do que somos bem de perto. É nas redes sociais que as mais nefastas opiniões ganham contornos de monumento. Isso porque uma vez registrada nossa sentença, a consideramos algo a ser lido, contemplado. E porque está registrada, os que a leem dão muitas vezes demasiada importância, gerando um debate planetário sobre coisas que, noutros tempos, falávamos ao pé do ouvido e, se muito, chegavam ao conhecimento de duas ou três pessoas. 

Dentro daquela máxima que diz: “Fazer um filho, plantar uma árvore, escrever um livro”, o livro aqui já começa a ser substituído pelos registros nas redes sociais. A diferença é que a brochura – que passa pelo demorado processo de edição, produção, ajustes de colagem –, quando pronta, tende a eternizar o conteúdo que lhe inserimos. Mas, num mundo onde corremos não se sabe pra quê, mais barato, mais eficiente e causa muito impacto nosso medíocre registro num mural de facebook, que, por causa da comunhão idiota que ali fortalecemos, torna-se constante estopim para a produção em série da idiotice, numa desenfreada disputa no intuito de alcançar a estupidez em sua essência. 

Vejamos o caso Micheline Borges. A jornalista que opinou sobre a aparência das médicas cubanas que acabaram de chegar ao Brasil. Independente de considerar o que ela fez questão de registrar uma grande idiotice, é ainda mais agravante perceber que, com essa arma que é o registro imediato e de rápida comunicabilidade, perdemos o pudor. De um cotidiano banho gelado em dia caloroso ao registro fotográfico de uma poça d’água, tudo, absolutamente tudo vira notícia, ganha o relevo de um monumento. 

A declaração explicitada da jornalista potiguar, caso não tivesse sido registrada, em nada mudaria sua impressão, ela continuaria a ver nas profissionais cubanas a inadequada aparência de empregadas domésticas. Como um Boris Casoy no alto de sua arrogância, Micheline Borges desprezou a ineficiente confissão ao pé do ouvido, preferiu proferir sua verdade absoluta, que, via internet, só não chegará a Cuba, China e a alguns países do oriente médio. 

Com o registro monumental nos sentimos arrogantemente convictos do que, num lapso de segundos, consideramos válido registrar e, para nossa desgraça, só nos convencemos a voltar atrás no que escrevemos – se é que voltamos atrás – quando tal constrangimento pode vir a decrescer a possibilidade de status e dinheiro. Para que isso não ocorra, fazemos novos registros, de arrependimento ou de convicção menos consistente.   

Não há dúvida de que sempre tivemos opinião sobre todas as coisas. Até hoje nos utilizamos de instituições para moldar, a partir da nossa, a opinião de outras pessoas. Acontece que o registro virtual ratifica, como nunca antes na história deste planeta, o caráter paralisante de termos opiniões sobre todas as coisas. E assim ficamos cada vez mais distantes do que outro profeta veio nos dizer. Raul Seixas, se estivesse vivo e ainda metamorfose ambulante, seria banido de facebook, twitter e instagram. O palanque de idiotas o denunciaria por “não ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.


Um comentário:

  1. Senhor Cazzo, as médicas Cubanas não se respeitam, antes são escravas, e as aparências delas nada tem com isso, aliás pegar uma opinião de uma idiota e analisar um caso de escravagismo e de transferência do dinheiro suado do brasileiro para uma ditadura e que volta para as campanhas petistas e que é também usadas para fomentação do nazismo vermelho na America Latina é pra mim um questão perigosa. A mulher que questiona se essas criaturas Cubanas são médicas ou não por que se parecem com empregadas domesticas, me parece coisa plantada de petista, para desviar o foco da questão. O que interessa discutir no mais médico, é: primeiro o programa que desvia a questão de falta de condições minímas de trabalho, para uma criminalização do médico e segundo o fato do processo de venda e compra de pessoas, eu queria saber se alguém aqui deste país aceita ir trabalhar fora e o governo brasileiro receber o dinheiro em seu lugar e você receber apenas dez por cento do valor, esta é a questão. Portanto pareça empregadas domesticas ou loiras desvairadas da paulista, antes essas pessoas são escravas que ou são felizes como escravas ou são dissimuladas em busca de uma chance para fugirem para os EUA.
    E a educação cubana é um verdadeiro esgoto a céu aberto, falacia de quem afirma que em Cuba tem uma boa medicina, neste momento Havana sofre de varias epidemias e nada é feito por lá, o governo gosta de propaganda e de mentir, não posso crer em boa educação onde não se pode escolher o livro que se quer ler, onde adulto é tratado como crianças e instituições criadas e chefiadas por comunistas fazem propaganda de Cuba e idiotas ecoam as mentiras. Essa figura é uma idiota ou é uma pessoa plantada para pautar o debate da forma adequada, para a esquerda, sobre este assunto e desta gente escrava de cuba? Essa é a verdadeira questão.
    E a internet, assim como, no mundo real, a maioria absoluta das pessoas são imbecis, assim como na UFba e outras porcarias chamadas de universidades que dominadas pelo discurso hegemônico esquerdista, busca calar a pluralidade politica e cultural, para a implantação das monstruosidades vermelhas, o PT hoje prega abertamente que luta a partir de 2015, pela implantação da hegemonia cultural e politica.
    Esta mulher não merece destaque e merece sim desconfiança, pois tal opinião só ajuda ao PT, que parecendo combater preconceito escraviza, pior que a opinião desta idiota é existir o mais médico.

    ResponderExcluir